Eu não canso de repetir que “molhos” são a minha perdição na culinária! Então vamos a mais uma receita com delicioso molho madeira. Mas vamos ao que interessa:
- 1kg de filé mignon cortado em bifes
- 3 xícaras de vinho tinto madeira
- 500g de cogumelos em conserva
- 2 cebolas grandes
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 tablete de caldo de carne
- 2 xícaras de água
- 1 colher de sobremesa de maizena
- sal e pimenta do reino (moída na hora) a gosto
Modo de Fazer:
Tempere os bifes com sal e pimenta . Deixe pegando gosto enquanto prepara o molho madeira.
Ponha duas colheres de sopa de azeite numa panela para aquecer e doure a cebola e o alho. Quando estiver bem douradinho, junte o vinho, o caldo de carne, o restante do sal e da pimenta e deixe cozinhar até ficar um pouco grosso e o líquido reduzir +/- até a metade. Por último acrescente os cogumelos fatiados e a maizena dissolvida. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e reserve.
Coloque duas colheres de sopa de azeite numa frigideira para aquecer. Quando estiver bem quente, coloque os bifes para fritar. Deixe-os dourarem de um lado por uns 3 a 4 minutos e depois vire. Deixe dourar novamente, e então, pingue algumas gotas de água para desgrudar um pouco da ferrugem que vai se formando e que vai servir para dar uma cor bem dourada nos bifes. Sirva a seguir com o molho quente e um arroz branco ou risoto para acompanhar.
Bom Apetite!
Quando você falou que adora molhos, parei para pensar, e me dei conta que eu também. Além de ter o poder demudar por completo o sabor de qualquer prato, existe tantas maneiras de prepará-los. O molho madeira é um clássico delicioso que faz bonito em qualquer refeição.
Bjs!
Uhmm…que delícia. Amanhã passa pelo meu blog. Tenho lá uma prendinha.
Beijinhos.
Susana
Saudades, e encontrando estas delicias superapetitosas, fiz as abobrinhas mas varias formas e gêneros, verdadeiro festival, mas madeira não resisto, não vou nas carnes, por desafetos , ou por muito afetos deixei de me alimentar delas por algum tempo mas farei o madeira e comerei purinho com arroz…
abraços,
suelly